Líder do PMDB na Câmara diz que ficará com relatoria do projeto mais cobiçado do pré-sal

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

Ao sair de uma reunião na manhã desta quinta-feira (3) no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo em Brasília, o deputado Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB na Câmara dos Deputados, afirmou que será o relator do projeto mais cobiçado do pré-sal, o que trata da mudança do sistema de concessão para o de partilha na exploração do petróleo.

Questionado se a sua relatoria no projeto já estava definida, o parlamentar respondeu: "Está. Vamos ser o relator, em nome do PMDB". Sobre os outros três projetos, o líder peemedebista disse que o PT deverá ficar com uma relatoria e as outras duas têm a "tendência" de serem compartilhadas com outros partidos da base aliada do governo.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) deverá anunciar oficialmente os relatores de todos os quatro projetos ainda nesta quinta-feira. "Estou esperando receber os nomes dos partidos e a partir daí vou escolher os nomes. Muito possivelmente hoje à noite".

A briga pela relatoria no PT envolve nomes como o do ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (SP) e do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. O PR pode ficar com uma das relatorias. Foram criadas quatro comissões especiais para analisar cada uma das propostas.

No atual modelo de concessão, a interferência do governo é menor do que no formato de partilha, que prevê participação mínima de 30% da Petrobras nos consórcios. A licitação será definida a favor da empresa que oferecer o maior volume de óleo para a União.

Os outros três projetos que vão tramitar no Congresso tratam da criação do Fundo Social que será abastecido com recursos do petróleo e atenderá a áreas como educação, ciência e tecnologia, meio ambiente e combate à pobreza; a criação da estatal Petro-Sal, que vai administrar a exploração do petróleo; e a transferência dos direitos de exploração para a Petrobras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos