Lula vê jornais "capengas" e diz que desprezar conhecimento não leva à Presidência

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Depois de dizer que não lê jornais e prefere ver "bobagens" na televisão para não ficar com azia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (8) que "quem tem desprezo pelo conhecimento jamais chega a presidente da República". Ele também declarou que os diários brasileiros estão "capengas" porque privilegiam notícias negativas.

"Na democracia, quem tem desprezo pelo conhecimento jamais chega a presidente da República", disse o presidente em sua coluna semanal em resposta a um professor de Fortaleza que questionou seu interesse pelo conhecimento.

Durante o lançamento de um programa cultural em São Paulo em agosto, Lula afirmou que lê apenas algumas páginas por noite porque "cansa muito". Ele diz que prefere acompanhar futebol e programas musicais a assistir telejornais e também criticou as programações repletas de filmes violentos e atrações popularescas que não têm função educativa.

Formado no curso de torneiro mecânico e sem diploma universitário - questão que atraiu muitas críticas ao longo de sua trajetória -, Lula afirmou que mesmo sem educação formal, tem feito muito mais pela educação do que governantes que tinham "coleções de diplomas". E lembra que que com os recursos do pré-sal o governo irá criar um fundo para investir na educação e na inovação tecnológica.

Esforço midiático

Em sua coluna, o presidente respondeu que todos os dias recebe um panorama de tudo o que foi tratado pela imprensa e que continua recebendo informações ao longo do dia, dadas por ministros, lideranças políticas, empresariais e trabalhistas e de questões nacionais e internacionais que saíram na imprensa.

Sobre os jornais, Lula diz, que "alguns deles parecem ter se especializado apenas em notícias negativas, de modo que se tornaram capengas, deixando de transmitir as variadas dimensões da realidade".

Entre os esforços do presidente de diversificar as fontes de informação, estão a criação da TV Brasil, em 2007, e o Blog do Planalto, lançado há uma semana - embora não seja permitida a publicação de comentários dos leitores.

Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos