Candidato único, substituto de Miranda deve continuar como governador do Tocantins até o fim de 2010

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O nome do governador interino do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), deve ser o único indicado pela Assembleia Legislativa do Estado para ocupar o cargo até o fim de 2010, informou nesta quinta-feira (10) o Palácio Araguaia. Ele é o substituto de Marcelo Miranda, também peemedebista, cujo mandato foi cassado pela Justiça.

Gaguim, que é também presidente da Assembleia Legislativa, deu posse nesta manhã a dois novos secretários estaduais, um subsecretário e três presidentes de autarquias. Em seu discurso, o governador cobrou união da equipe. "O que queremos é acelerar, falar menos e ouvir mais, porque o Tocantins exige e porque todos são secretários de um só governo", disse.

O governador interino estava incumbido de convocar novas eleições para escolher o substituto de Miranda dentro de 30 dias em votação indireta. Articulações entre os partidos ao longo da quarta-feira levaram à indicação do seu nome, de acordo com a assessoria.

Miranda e seu vice Paulo Sidnei (PPS) foram acusados de distribuir brindes, prêmios, casas, óculos, cestas básicas e consultas médicas a possíveis eleitores. A movimentação era feita por meio de um programa social do governo, sem autorização legislativa e sem previsão no Orçamento.

O governador cassado afirmou que não vai recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e que planeja concorrer às eleições de 2010. A decisão havia sido tomada em junho deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi confirmada na terça-feira.

O recurso contra o ex-governador do Tocantins e o seu vice foi apresentado pelo tucano Siqueira Campos, segundo colocado na disputa estadual e ex-aliado de Miranda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos