Dez temas políticos de 2009: xadrez eleitoral para 2010

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Primeiro a senadora Marina Silva trocou o PT pelo PV, apontando para ser candidata à Presidência da República. Em seguida, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) se assanha para disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas, em uma tacada com anuência do presidente, o ex-ministro transfere seu domicílio eleitoral para São Paulo e deixa aberta a possibilidade de concorrer ao cargo hoje ocupado por seu maior adversário político, o governador José Serra, líder nas pesquisas nacionais de intenção de voto.

O governador mineiro, Aécio Neves, de olho na candidatura tucana ao Palácio do Planalto em 2010, cobra uma definição do partido até o fim do ano e se aproxima de Ciro. E Serra se arrasta na definição, empurrando parte dos aliados do Democratas para Aécio.

Ao mesmo tempo e com a ajuda de peemedebistas mineiros e paulistas, tenta entrar na base do partido cujo presidente licenciado, Michel Temer, é o mais cotado para ser candidato a vice na chapa de Dilma. Se a aliança PT-PMDB, arquitetada neste ano, se confirmar praticamente dobra o tempo de TV da petista em relação ao tucano no horário eleitoral gratuito.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos