Lula diz que vai fortalecer companhias aéreas regionais

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizado às 16h57

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (14) que vai implantar uma política de "regionalização" da aviação brasileira para fortalecer as pequenas companhias aéreas que fazem vôos entre as pequenas e médias cidades.

Tem cidades médias com mais habitantes que Boa Vista [capital de Roraima] que não têm avião regional para lugar nenhum. Não é possível que a gente não resolva esse problema e espero que ainda esse ano a gente possa anunciar para o Brasil uma política de aviação regionalizada que atenda aos interesses não apenas dos que moram em capitais, mas também dos que moram em cidades médias brasileiras", afirmou Lula.

O anúncio foi feito durante a inauguração de um terminal do Aeroporto Internacional de Boa Vista, Roraima. A reforma e ampliação do terminal começou em janeiro de 2006 e foi concluída em abril. A obra custou R$ 9 milhões e está incluída no PAC (Plano de Aceleração de Crescimento).

O terminal foi ampliado e a capacidade para receber passageiros passou de 270 mil para 330 mil por ano. Também foram construídos seis novos balcões de check in, além de 85 novas vagas de estacionamento.

Segundo Lula, a ação faz parte da política de integração latino-americana e é uma maneira de estreitar as relações entre Roraima e Venezuela.

Em discurso, Lula falou que vai cobrar do ministro Nelson Jobim (Defesa) maior agilidade nas reformas que estão em andamento em vários aeroportos do Brasil.

O presidente Lula também inaugura, ainda nesta quarta-feira, uma ponte sobre o rio Itacutu, que vai ligar Brasil e Guiana.


* Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos