Preso e hospitalizado após protesto, Quartiero diz que Lula "acabou com Roraima"

Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Líder dos arrozeiros e ex-prefeito de Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero foi detido nesta segunda-feira (14) durante protesto contra a visita do presidente Lula em Boa Vista, no qual policiais e manifestantes entraram em confronto. Atingido na cabeça, o rizicultor foi hospitalizado no Pronto Socorro Francisco Elesbão, onde foi submetido a uma sutura.

Em entrevista ao UOL Notícias, Quartieiro afirmou que o "presidente Lula acabou com Roraima", em referência à homologação de terras indígenas no Estado durante o atual governo. O arrozeiro foi a principal liderança local contrária à demarcação contínua de Raposa/Serra do Sol - região em que era o maior produtor rural -, aprovada no STF (Supremo Tribunal Federal) em 19 de março.

"Nosso presidente nos roubou. Acabou com as nossas posses. Ele entregou o país para intendências internacionais e ainda vem para Roraima rir da nossa desgraça. Só de mim ele sequestrou duas fazendas", diz.

O confronto ocorreu pela manhã, enquanto Lula participava de cerimônia de inauguração do terminal de passageiros do aeroporto de Boa Vista. Cerca de 500 manifestantes, vestidos de preto para simbolizar o luto pela "morte de Roraima" e munidos com faixas e cartazes contra o presidente e o PT, tentaram entrar no parque Anauá, onde mais tarde Lula participará de cerimônia de assinatura de atos com o governo do Estado, mas foram barrados pelos PMs, segundo o rizicultor.

Do impasse teria nascido o confronto. Os policiais, segundo Quartieiro, agiram com truculência e agrediram os manifestantes com cacetetes, gás de pimenta e bombas de efeito moral.

Revoltados, os manifestantes atiraram pedras e chutaram os carros da comitiva do presidente. O veículo do prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio, foi atingido. Profissionais de imprensa também teriam sido agredidos. "Nós fomos demonstrar para esse presidente que nos não estamos mortos", afirma o arrozeiro.

Assim que receber alta do hospital, Quartiero poderá ser encaminhado ao 1º DP de Boa Vista. Por meio da sua assessoria, a Presidência da República disse que não irá comentar as declarações do arrozeiro. A reportagem do UOL Notícias não conseguiu entrar em contato com a PM de Roraima.

Compromissos de Lula em RR
Após participar do evento no aeroporto de Boa Vista, Lula, acompanhado pela ministra Dilma Roussef (Casa Civil), partiu para Bonfim, na divisa com a Guiana, para uma cerimônia de inauguração de uma ponte sobre o rio Tacutu que ligará o município a Lethem, já no país vizinho.

Em seu discurso, Lula disse ao presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, que no início de outubro representantes do governo brasileiro vão a Georgetown (capital da Guiana) para tratar do projeto conjunto de construção de uma hidrelétrica com potencial de 800 megawatts.

No fim da tarde, Lula voltou a Boa Vista onde se reuniu com representantes de povos indígenas. À noite, no parque Anauá, o presidente anunciará medidas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, assinará a transferência de propriedades da União ao Estado e homologará a terra indígena Anaro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos