Sabatina do ministro José Múcio no Senado deve ocorrer na terça-feira

Do UOL Notícias*
Em Brasília

O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) deverá ser sabatinado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado na próxima terça-feira. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no TCU (Tribunal de Contas da União).

A mensagem do presidente Lula foi lida no plenário do Senado na sessão desta sexta-feira (18). Múcio foi indicado para a vaga do ministro Marcos Vilaça, que se aposentou.

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), que será o relator da indicação na CAE, afirmou que apresentará parecer favorável ao nome de José Múcio. "Sei que ele tem competência para ocupar o cargo".

O presidente Lula também indicou o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), decorrente da morte do ministro Carlos Alberto Menezes Direito.

No caso de Toffoli, a sabatina será feita na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, provavelmente no próximo dia 30. O relator será o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Outra indicação feita pelo presidente que também foi lida em plenário nesta sexta é a de Wilson Roberto Trezza para a diretoria-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Ele também deverá ser submetido à sabatina, em data a ser definida.

Trezza ocupa o cargo interinamente desde setembro do ano passado, quando Paulo Lacerda foi afastado em meio ao escândalo das escutas telefônicas clandestinas. Lacerda foi exonerado em dezembro para exercer a função de adido policial do Brasil em Portugal.

*Com informações da Agência Senado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos