Lula e Uribe querem posição conjunta de países da Amazônia sobre clima

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Presidente da Colômbia visita Brasil para promover comércio e conversar com Lula

  • Ricardo Stuckert/PR

    Lula se encontra com Álvaro Uribe em São Paulo


Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Colômbia, Álvaro Uribe, conversaram em São Paulo nesta segunda-feira (19) sobre a necessidade de uma posição conjunta dos países que possuem áreas da floresta Amazônica na Conferência Mundial sobre Clima, que acontece em dezembro em Copenhague.

Lula afirmou que, no dia 26 de novembro, em Manaus, dirigentes de Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador e Peru tratarão do assunto. "Queremos construir uma proposta que nos unifique. É um momento de ouro para falarmos sobre esse assunto com uma voz só", disse o presidente durante encontro na Fiesp (Federação das Indústrias de SP).

Lula e Uribe falaram sobre o estreitamento de relações entre os países da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) para resolver divergências diplomáticas e dar maior transparência a políticas desses países.

Lula diz que quer dobrar o comércio entre os países

"Temos que reconhecer que somos a maior economia deste continente e exercer o nosso papel durante a integração dos países latino americanos", afirmou



O presidente brasileiro citou como exemplo disso a instalação de bases militares dos Estados Unidos no país andino. "Não deve haver segredo nesse processo de integração que queremos fazer", afirmou Lula. "Quando aconteceu a questão das bases, manifestei minhas preocupações ao Uribe e ao [presidente dos EUA] Barack Obama. O que nós queremos, Uribe e Obama concordam. As bases são por um problema interno da Colômbia, e isso estará colocado em um acordo."

Em dezembro, representantes de todo o mundo se reúnem em Copenhague para discutir um acordo que vai suceder o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012 e estabelece metas de redução de emissões para os países que assinam o tratado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos