Lula ganha festa de aniversário e diz que quer comemorar também eleição de Dilma em 2010

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

Atualizada às 13h19

Na manhã deste sábado, um grupo organizou uma festa de aniversário para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que completará 64 anos na próxima terça. Depois de receber cumprimentos, abraços e tirar muitas fotos, o presidente disse estar com "muita disposição" e disse que, no ano que vem, quer poder comemorar também a eleição da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como sua sucessora.

"Eu estou muito feliz porque na próxima terça-feira completo 64 anos com muita saúde, muita disposição, me sentindo um menino de... 63 anos", brincou. Antes de cortar o bolo, o presidente chegou a trocar as velas e disse que preferiria estar fazendo 46 anos.

Questionado se desejava, como presente de aniversário, a eleição de Dilma, o presidente disse que "a legislação não permite" fazer isso ainda. "A legislação não permite, nem em sonho, que eu possa fazer qualquer pensamento positivo sobre a Dilma antes da convenção partidária e de ela se afastar do governo. Mas, no próximo aniversário, eu, se Deus quiser, estarei comemorando a eleição dela".

As críticas da oposição ao que seria campanha antecipada para a ministra têm aumentado nas últimas semanas, principalmente quando Dilma acompanha o presidente em viagens de inauguração de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que é coordenado pela Casa Civil. A expectativa é que a ministra deixe o governo em fevereiro do ano que vem.

O PT ajudou a organizar a festa, que reuniu cerca de 150 pessoas em frente ao Palácio da Alvorada. O presidente caminhou até a entrada do Palácio, onde os militantes o aguardavam com bolo, doces e bexigas. Lula estava acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, e de Olívio Dutra, ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Sul e um dos fundadores do PT.

Na entrada do Palácio, recebeu os parabéns do vice-presidente José de Alencar, que completou 78 anos na última semana. "São 142 anos de experiência a serviço do Brasil", destacou Lula.

Como presente, Lula ganhou uma foto da seleção de futebol campeã em 1958, duas garrafas de bebida, um patuá e um jogo de pôquer, além de uma camiseta com os dizeres "Cidadão do mundo - Lula é ouro" e um conjunto de pequenas estrelas simbolizando os 30 anos que o Partido dos Trabalhadores completará em fevereiro do ano que vem.

Sobre o jogo de cartas, Lula brincou, dizendo que ganharia as partidas contra o vice. "Vou 'rapelar' o Zé Alencar. Tudo o que ele juntou na Coteminas eu vou tirar", disse, referindo-se à empresa têxtil de propriedade do vice-presidente.

Economia e eleições

Ao falar sobre seus pedidos como aniversariante, o presidente citou a economia e as eleições do ano que vem. "O pedido foi para que o Brasil cresça muito bem no ano de 2010 porque, se conseguirmos crescer mais ou menos 5%, 4,5%, significa que a crise acabou no Brasil".

Para Lula, um crescimento contínuo neste ritmo levará o país para o quinto lugar entre as maiores economias do mundo. "A gente pode ter alguns anos de crescimento contínuo para que a gente possa estabelecer na prática aquilo que o Banco Mundial está dizendo, que em 2016 o Brasil pode ser a quinta economia mundial. Se isso acontecer, é tudo que o povo precisa e tudo que o povo quer"

O presidente também afirmou que deseja que o processo eleitoral em 2010 seja "civilizado". "As eleições são sempre um momento extraordinário de consagrar a democracia no país, mas é importante que as campanhas sejam civilizadas, com interesse de politizar a sociedade".

Lula disse que a sociedade deve compreender que "vale a pena ter campanha a cada dois anos no Brasil".

A trilha sonora do encontro do presidente com os amigos foi comandada pela banda oficial da Presidência da República. O repertório incluiu, além do tradicional "Parabéns pra Você", o hino do Corinthians e as músicas "Amigos para Sempre" e "Aquarela do Brasil".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos