Oposição quer esclarecimentos de Dilma sobre apagão

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

A bancada do Democratas na Câmara apresentou nesta quarta-feira (11) requerimento convocando a presença da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na Comissão de Minas e Energia da Casa para explicar o apagão ocorrido na noite desta terça-feira (10) em 18 Estados do país.

"Dilma Rousseff foi a primeira ministra das Minas e Energia do segundo mandato de Lula. E eles vivem falando que, na Casa Civil, ela é responsável por tudo no governo", disse o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC). O pedido ainda terá de ser aprovado pela comissão para ter efeito.

Governistas, por sua vez, dizem que a discussão sobre energia não deve atrapalhar a imagem de Dilma. O coordenador da pré-campanha da ministra à Presidência em 2010, Marco Aurélio Garcia, falou nesta tarde que o melhor para os petistas é a discussão sobre o tema.

"Eu não quero outra coisa se não que eles entrem na discussão sobre o tema energético. É exatamente o que eu quero. Porque nosso telhado é muito forte e o deles não é mais de vidro porque já quebrou faz tempo", disse Garcia, que também é assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais. "Nós vamos saber o que houve. Se foi falha técnica ou humana. Mas sobre querer estabelecer comparação, olha, eu só quero que eles façam isso."

A oposição também deve tentar trazer ao Congresso o atual ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Também serão convidados o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau e o atual secretário de energia elétrica da pasta, Josias Mattos.

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), também solicitou à Mesa Diretora da Câmara que o Ministério preste explicações sobre o ocorrido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos