Governo deve lançar leilão de usina de Belo Monte sem licença ambiental

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

O governo federal pode lançar o edital do leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), sem a licença ambiental prévia do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O Ministério de Minas e Energia esperava a licença do Ibama nesta segunda-feira (16), mas como a liberação do órgão não ocorreu, o ministério estuda lançar o edital sem a licença ambiental.

"Tem que ter um sinal certo de que a licença vai sair e de que não vão ocorrer grandes modificações [no edital]", disse Mauricio Tomasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A expectativa do ministério é fazer o leilão no dia 21 de dezembro. Como o edital precisa ser lançado um mês antes do leilão, o prazo expira nesta semana.

A decisão foi anunciada após reunião nesta terça-feira (17) do grupo de trabalho criado para estudar as causas do apagão do dia 10 de novembro que deixou 18 estados sem energia elétrica.

Participaram da reunião, além de Tomasquim e do ministro Edson Lobão (Minas e Energia), representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Furnas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos