Dividido, DEM deve dar prazo de dez dias para Arruda se manifestar

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

Comente as denúncias de corrupção no governo do DF

A bancada do DEM no Senado reuniu-se nesta terça-feira (1º) para tentar buscar uma posição de consenso em relação ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, acusado de envolvimento em um esquema de propina.

As opiniões continuaram divididas, contudo, o discurso que defende um prazo de dez dias para o governador se defender deverá prevalecer. Uma decisão oficial sobre o assunto deverá ser tomada ainda nesta tarde, quando a Executiva Nacional do partido irá se reunir.

O líder do partido no Senado, José Agripino (RN), afirmou que as posições estão "muito equilibradas" na bancada. "Há consenso com relação à abertura do processo disciplinar, com relação a que o prazo de conclusão da votação do relatório não exceda dez dias, agora também há posições na bancada pelo rito sumário."

Segundo ele, a instauração do processo disciplinar é certa, o que ainda falta decidir é se Arruda será afastado agora ou se o partido vai esperar dez dias para analisar o relatório sobre o caso.

Agripino disse que o clima no DEM está "muito ruim, contra o governador". "As pessoas estão indignadas e querem um desfecho rápido para isso." Para o líder do partido, Arruda "não tem condições de continuar no partido". "O conjunto do que foi exposto é muito grave."

Questionado sobre o que representaria a expulsão de Arruda do DEM, Agripino disse tratar-se de um "fato lamentável". "Mas os fatos impõem isso. O partido não se omitirá", disse. Para o senador, o que está em jogo é uma sobrevida de filiação do governador do DF na sigla por mais dez dias ou a expulsão sumária.

A segunda posição foi defendida pelo senador Demóstenes Torres (GO), após a reunião. "Vou apresentar minha posição em uma petição pela expulsão do governador", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos