Câmara do DF recebe seis pedidos de impeachment contra Arruda

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

Atualizada às 15h39

Comente as denúncias de corrupção no governo do DF

O PT e um conjunto de movimentos sociais protocolaram na tarde desta quarta-feira (2) dois novos pedidos de impeachment do governador do Distrito Federal na Câmara Legislativa. Um dos documentos é assinado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), UNE (União Nacional dos Estudantes) e outros movimentos sociais, e o segundo pelo PT.

Agora são seis pedidos protocolados na Casa. O PSOL e o pastor Osésa Rodrigues de Oliveira, que representa a Ordem dos Ministros Evangélicos do Gama, já haviam feito pedidos semelhantes hoje. Ontem, dois deputados já haviam feito o mesmo. A Constituição permite que qualquer cidadão faça o pedido de impedimento. Amanhã deve ser a vez da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal.

Entenda o esquema de corrupção no DF


Ao menos dez deputados (dois deles suplentes), além de Arruda e três secretários do Distrito Federal são suspeitos de participar de pagamento de propinas no governo do DF, esquema investigado pela Polícia Federal.

O pedido feito pelo PT será encaminhado pela Mesa Diretora da Câmara à CCJ (Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça). Depois, deve ir ao plenário da Câmara. O trâmite regimental só permite que o pedido seja votado depois de ser publicado em um diário oficial do DF, geralmente no dia seguinte ao protocolamento.

O pedido necessita da aprovação de 16 dos 24 deputados distritais. A ideia do PT, de acordo com Cabo Patrício, o novo presidente da Câmara após o afastamento de Leonardo Prudente (DEM) - também envolvido no escândalo -, é votar o pedido já nesta quinta-feira (3).

A oposição ao governo Arruda, até a semana passada, só era formada por cinco deputados do PT e do PDT. Os deputados esperam o auxílio dos partidos que saíram da base de apoio a Arruda nesta semana -PSB, PPS e PSDB. O PMDB só deve se pronunciar sobre o assunto na próxima segunda-feira (7).





Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos