83% dos brasileiros aprovam a maneira como Lula governa, diz CNI/Ibope; confiança no presidente bate recorde

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

Pesquisa do Ibope contratada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta segunda-feira (7) revela que 83% dos brasileiros aprovam a maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva governa o país.

Como você avalia o governo Lula?



O índice oscilou positivamente 2 pontos percentuais desde a última pesquisa, realizada em setembro. O maior índice desde o começo da série histórica foi registrado em dezembro de 2008, quando a aprovação atingiu 84%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A porcentagem dos entrevistados que confia no presidente Lula passou de 76% na última pesquisa em novembro para 78% na nova pesquisa. É o maior nível atingido desde dezembro de 2009, quando 80% disseram confiar no presidente.

Avaliação do governo
A avaliação do governo Lula também continua alta. De acordo com a pesquisa CNI/Ibope, 72% dos entrevistados disseram que avaliam como ótimo ou bom o governo Lula. Outros 21% avaliam como regular e 6% classificam o governo como ruim ou péssimo.

A classificação ótimo/bom aumentou 3 pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, realizada em setembro.

O maior índice no quesito "avaliação do governo" também foi registrado em dezembro de 2008, quando chegou a 73%.

Notícias mais lembradas
A notícia mais lembrada pelo brasileiro sobre o governo Lula foi o apagão que atingiu 18 Estados do pais. Ainda de acordo com pesquisa CNI/Ibope, 17% dos entrevistados lembraram da falta de luz ao citarem duas notícias relevantes espontaneamente.

O encontro de Lula com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmandinejad, apareceu em segundo lugar, com 11%. Em seguida, aparecem as viagens do presidente Lula (7%), a crise financeira (5%), a exploração do petróleo na camada pré-sal (5%) e a redução do IPI da geladeiras e outros produtos da linha branca (5%).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos