CPI da Petrobras apresenta hoje relatório final

Da Agência Senado

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, deve apresentar o documento final sobre as atividades do colegiado na tarde desta terça-feira (15). A CPI, presidida pelo senador João Pedro (PT-AM), foi marcada pela polêmica entre a base aliada e a oposição, que abandonou a comissão acusando o governo de bloquear as investigações sobre supostas irregularidades envolvendo a estatal.

A CPI é composta por 11 titulares, sendo oito da base aliada - incluindo Romero Jucá, presidente da comissão, João Pedro, relator, e Marcelo Crivella (PRB-RJ), vice-presidente - e três da oposição (até a decisão de abandonar a comissão).

Enquanto a líder do governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), tambémintegrante da CPI, afirmava que a comissão estava "cumprindo o seu cronograma e promovendo os debates sobre questões fundamentais, como os relativos à Refinaria Abreu e Lima, aos patrocínios e às plataformas", os representantes da oposição acusaram a comissão de ser "uma farsa".

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PSDB-PE), disse que a base aliada foi responsável pela rejeição dos requerimentos de depoimentos e quebras de sigilo que poderiam "ameaçar a versão oficial do governo". Em resposta, Jucá afirmou que as solicitações rejeitadas "nao eram objeto desta comissão".

A reunião da CPI da Petrobras está prevista para as 14h, na sala 2 da Ala Nilo Coelho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos