Orçamento pode fazer Congresso estender os trabalhos até a véspera de Natal

Priscilla Mazenotti
Da Agência Brasil
Em Brasília

A votação do Orçamento 2010 deverá ser concluída apenas na segunda-feira (21), dois dias antes do início do recesso parlamentar. A previsão é do relator-geral do Orçamento, deputado Geraldo Magela (PT-DF).

"A minha vontade é que cheguemos segunda-feira com a maioria das negociações já resolvidas para votar na comissão [Comissão Mista do Orçamento]", disse. Caso a votação não seja concluída, os trabalhos poderão ser prorrogados até quinta-feira (24), véspera de Natal. Se, mesmo assim, a votação do Orçamento não for concluída, uma convocação extraordinária terá de ser feita para janeiro.

Hoje (15) à tarde, a comissão de orçamento se reunirá com os líderes das bancadas para tratar do assunto. Magela deverá informá-los de que os valores para as emendas coletivas neste orçamento será reduzida. "Não há como colocarmos emendas coletivas na mesma proporção de 2009. As emendas de bancada serão 60% do que foi 2009. Se houver reestimativa de receita, pode haver um acréscimo de 10% ou 15%", disse.

A comissão adiou para hoje à noite a votação do último relatório setorial, que trata de infraestrutura. Amanhã (16), deverá entrar em votação o relatório de reestimativa de receita, se houver. "O Orçamento é um poço de desejos infindável. Se permitir, todo mundo quer mais e mais, e isso não é possível", concluiu Magela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos