Lula discute com ministros Política Nacional de Mudanças Climáticas

Yara Aquino
Da Agência Brasil
Em Brasília

Após discordarem em declarações à imprensa nos últimos dias, em especial sobre a concessão da licença ambiental para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, reuniram-se hoje (28) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da lei que estabelece a Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Ao final da reunião, Minc falou à imprensa e, perguntado se ele e Lobão fizeram as pazes no encontro, afirmou que "as pessoas não brigam, as ideias é que tem que brigar". O ministro do Meio Ambiente lembrou que os dois ocupam posições opostas em relação ao licenciamento ambiental.

"Quem quer fazer as obras quer que elas aconteçam e é razoável isso, não acho que não seja razoável. Agora, nosso papel não é ser pautado apenas pelo ritmo de quem quer fazer, porque tem as leis, a saúde, os rios, os índios. Temos que ver os dois lados", afirmou.

Segundo Minc, ele e Lobão não conversaram sobre o assunto durante a reunião de hoje e o presidente Lula também não tratou do desentendimento público entre os ministros.

No último dia 23, o ministro de Minas e Energia disse que está praticamente "mendigando" ao Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a licença para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. A usina terá potência instalada de 11 mil megawatts, a segunda maior do Brasil, atrás apenas da Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná, que tem 14 mil megawatts.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos