Pivô do mensalão do DEM depõe em CPI na próxima quinta

Keila Santana
Especial para o UOL Notícias
Em Brasília

Ex-secretário de Relações Institucionais do governador José Roberto Arruda (sem partido), Durval Barbosa vai depor na próxima quinta-feira (21) às 14h na CPI na Câmara Legislativa que investiga denúncias de corrupção envolvendo parlamentares e a cúpula do governo do Distrito Federal.

A decisão foi tomada por unanimidade nesta quinta (14), e a base aliada de Arruda já traça uma estratégia para desqualificar as declarações de Barbosa à CPI. O deputado Paulo Tadeu (PT) afirmou que insistirá para que o denunciante do esquema de corrupção seja o primeiro a depor na comissão.

Os cinco integrantes da CPI aprovaram também o pedido de acesso à totalidade do inquérito conduzido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre os resultados da Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal.

Sem brigas nem polêmicas entre seus membros, a comissão deu apoio à convocação dos representantes de empresas que prestaram serviços ao governo do Distrito Federal e foram citadas no inquérito. A suspeita da polícia é de que o dinheiro repassado a políticos viesse de empresas interessadas em vencer licitações públicas.

Entre os convocados estão diretores do grupo Paulo Octávio, de propriedade do empresário vice-governador do Distrito Federal e também filiado ao DEM. Também foram chamados representantes do jornal Tribuna do Brasil, uma vez que o dono do diário, Alcyr Colaço, aparece em um dos vídeos gravados por Barbosa negociando a distribuição de propina para parlamentares e guardando maços de dinheiro na cueca.

A CPI ainda tem outros 459 requerimentos para votar, todos apresentados pelo PT. Os deputados da base aliada também preparam novos requerimentos com pedidos de informações e documentos sobre o inquérito. A CPI deve voltar a se reunir na próxima terça-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos