Lula considera hipócritas os governantes que deixam população ocupar áreas de risco

Isabela Vieira
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou hoje (3) de hipocrisia a atitude de governantes que permitem a instalação de moradias em áreas de risco por interesses políticos. E disse que devido a problemas ocasionados pelo excesso de chuvas, como as enchentes, a próxima edição do Programa de Aceleração Crescimento (PAC) priorizará investimentos nos centros urbanos.

“Precisamos parar com essa hipocrisia de tratar o povo dessa forma. O cidadão se estiver indo ocupar uma área inadequada, o prefeito tem que ter coragem de ir lá e não deixar. Estamos vendo o que está acontecendo em São Paulo, o que aconteceu em Angra [dos Reis], o que aconteceu em Belo Horizonte. Ou seja, isso é um acúmulo de desmando dos últimos 50 anos”.

Ao discursar durante inauguração de um gasoduto da Petrobras, no Rio, o presidente prometeu investimentos nas cidades e novas políticas habitacionais. No entanto, também cobrou das autoridades municipais “coragem” para impedir a ocupação de áreas de risco.

“O cidadão, se estiver indo ocupar uma área inadequada, o prefeito tem que ir lá e não deixar. Tem que dizer, vamos preparar um outro lugar, mas aqui não pode. Porque depois, quando morre alguém, de quem é a culpa? Quem deixou as pessoas ocupar não aparece”.

Segundo o presidente, governos de várias correntes políticas são responsáveis pela expansão desordenada das cidades e disse que é preciso uma política de “reparação” para rever o problema.

“É um processo de reparação na irresponsabilidade daqueles que governaram há 20, 30 anos e permitiram que o povo ocupasse lugares inadequados como encostas de morros, beira de córrego, sabendo que aquilo poderia ter uma desgraça e foram deixados por interesse políticos”.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos