Dilma diz que acionamento de usina térmica é natural em caso de alta de consumo

Daniel Lima, Mariana Jungmann e Pedro Peduzzi
Da Agência Brasil
Em Brasília

O Brasil tem um sistema hidrotérmico, o acionamento das usinas térmicas está previsto e é natural em caso de alta do consumo, como agora. A afirmação foi feita hoje pela ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, ao participar da apresentação do 9º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Palácio Itamaraty. Ela explicou que as usinas movidas a diesel não costumam ser usadas porque a regra é utilizar primeiro a capacidade hídrica.

“Hoje, nós temos um parque térmico pronto para ser utilizado. Por que nós não usamos? Porque nós queremos a tarifa mais barata para a população. Então, a regra é usar primeiro a hidrelétrica”, disse Dilma.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também garantiu que não existem usinas térmicas em excesso sendo utilizadas. Segundo ele, o pico de consumo em função do verão e do uso de ar-condicionado tornou necessária a ligação de algumas usinas.

“Neste momento, como há um consumo intensivo, tornou-se necessário agregar um pouco de energia e recorremos a algumas poucas térmicas. Está tudo na mais perfeita ordem. Nunca houve tanto investimento no Brasil em transmissão e geração de energia como agora”, concluiu Lobão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos