Polícia Federal deve investigar desaparecimento de adolescentes em Goiás, sinaliza ministro

Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Brasília

 ministro da Justiça, Tarso Genro, sinalizou hoje (9) que a Polícia Federal deverá assumir o caso do desaparecimento de seis adolescentes da cidade de Luziânia (GO) – localizada no Entorno do Distrito Federal. Inconformados com a ação da polícia goiana, os pais e mães dos jovens apelarão hoje para que Tarso autorize a participação dos policiais federais no caso. Desde o mês passado, os jovens estão sumidos.

“Temos de achar uma brecha de legalidade para não ser contestada depois. Tem que ser um pedido do governador [de Goiás]. Mas, se for um crime interestadual, pode ser uma brecha [para a participação da Polícia Federal]. Se o estado nos pedir, estaremos prontos com todo o gosto. Se tiver um crime interestadual podemos entrar e devemos entrar”, afirmou o ministro.

O desaparecimento dos adolescentes em Luziânia pode estar vinculado à exploração sexual de menores, segundo investigações da Polícia Civil de Goiás. O assunto virou tema de preocupação de duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs), uma da Pedofilia, e outra do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes – ambas no Congresso Nacional.

Os parlamentares foram até a cidade, a 60 quilômetros de Brasília, para conversar com os investigadores e os parentes das vítimas. Mas para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Ernesto Roller, a Polícia Federal só pode ser convocada, se os adolescentes não estiverem mais na região de Goiás.

No último dia 4, os pais e mães fizeram manifestação na Esplanada dos Ministérios. Os parentes querem que a Polícia Federal conduza as investigações por falta de informações detalhadas sobre o desaparecimento dos adolescentes e desconfiança sobre as apurações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos