Tarso diz que oposição está sem rumo

Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Brasília

Ao analisar o debate entre a oposição e o governo em torno da disputa eleitoral, o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse hoje (9) que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o “melhor personagem” entre os adversários do PT. Segundo ele, FHC é que dá o rumo a uma “oposição sem rumo”.

O ministro afirmou que há críticas muito duras por parte do ex-presidente para quem tem sua trajetória. Tarso sugeriu evitar críticas pessoais e partir para questões programáticas.

“O presidente Fernando Henrique é o principal personagem político da oposição, que busca dar um rumo para uma oposição sem rumo”, disse o ministro, que deixa hoje o cargo para se dedicar à campanha eleitoral. De acordo com ele, a oposição está “fragmentada” e sem direção. “É o ex-presidente Fernando Henrique que dá uma grande contribuição [ao debate]”.

O ministro criticou o ex-presidente, que considerou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à sucessão, uma espécie de boneco manipulado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Algumas críticas de Fernando Henrique me parecem muito duras para sua trajetória”, disse Tarso Genro.

Em seguida, tentou minimizar as críticas. Ele contou que almoçou com Fernando Henrique há dois meses e que teve um diálogo cordial e produtivo. De acordo com o ministro, a conversa girou em torno de ações de combate ao narcotráfico e às drogas. “A participação do ex-presidente eleva o debate e o nível da campanha”, afirmou.

Segundo Tarso, as críticas pessoais entre integrantes da oposição e do governo fazem parte do clima de campanha, mas não colaboram. “Não é produtivo. Ao centralizar o debate em questões pessoais, ficam afastados os temas programáticos”, acrescentou.

Ex-coordenador político da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua segunda gestão, Tarso sugeriu que Dilma deve focalizar a atenção em três temas: as ações do atual governo, mostrar que será a continuidade de Lula e citar quais serão suas colaborações. “Isso é que dá elevação ao debate”.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos