Lula pede que CGU acelere auditoria sobre repasses federais para o DF

Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que a Controladoria-Geral da União (CGU) agilize a auditoria sobre os repasses federais da União para o governo do Distrito Federal (GDF).

Em reunião com o governador em exercício do DF, Paulo Octávio, Lula ressaltou que a CGU faz auditoria na execução e gestão de todos os recursos federais transferidos para o governo local.

Desde janeiro, a CGU apura essas transferências. À época, a determinação era analisar a regularidade dos contratos com empresas citadas pela Polícia Federal na Operação Caixa de Pandora.

Os auditores da CGU avaliam convênios e contratos das áreas de segurança, saúde, justiça, transportes, cidades, educação, desenvolvimento social, piscicultura, agricultura, esportes, turismo, cultura, desenvolvimento agrário, recursos hídricos e ciência e tecnologia.

Não estão sob apuração as transferências obrigatórias previstas na Constituição Federal para custeio da saúde, educação e segurança pública.

A auditoria é feita desde 2006, ano que o governador licenciado José Roberto Arruda (sem partido) foi eleito. Segundo a CGU, os repasses somaram até janeiro R$ 1,86 bilhão.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos