Câmara do DF quer "mostrar trabalho" para fugir da intervenção federal

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

Um dia depois de dar andamento aos processos de impeachment contra o governador afastado, José Roberto Arruda (sem partido), e o do governador interino, Paulo Octávio (DEM), a Câmara Legislativa do Distrito Federal deve entregar à Procuradoria Geral da União, ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal) um relatório sobre as atividades realizadas nesta quinta-feira. A estratégia é mostrar que a Casa voltou ao trabalho e, que pode “caminhar sem a intervenção federal”, afirmou um dos interlocutores do presidente da Câmara, Wilson Lima (PR).

Lima pediu a uma equipe de assessores e técnicos da Casa que concluam o documento ainda nesta sexta-feira (19). O parlamentar se recusa a dar entrevistas até que seja definida a situação do governo do Distrito Federal. Ele se refere à possibilidade da saída de Paulo Octávio, que o faria então governador, seguindo a linha sucessória dos poderes.

No levantamento deve constar a criação de uma Comissão Especial que irá cuidar dos processos de impeachment e a preparação para o início dos trabalho da CPI da Corrupção (ou da Codeplan – como preferem os deputados), que indicou ontem os dois últimos integrantes: os deputados Reguffe (PDT) e Eliana Pedrosa (DEM). Eles atuarão ao lado de Paulo Tadeu (PT), Raimundo Ribeiro (PSDB) e Batista das Cooperativas (PRP).

Para este sábado (20), Lima confirmou que irá participar de um encontro com Paulo Octávio, que chamou novamente os deputados distritais para uma reunião. E na segunda-feira (22), está prevista a eleição do presidente da Comissão Especial e a indicação de seu relator. Já a CPI deve, enfim, começar seus trabalhos na quarta-feira (24).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos