Cenário político é propenso à intervenção federal no DF, afirma especialista

Da Agência Brasil

Em Brasília

O cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB), Hermes Zanette, disse hoje (19) que o atual cenário político do Distrito Federal é propenso à intervenção federal e que tal medida é democrática e está prevista na Constituição. A afirmação foi feita em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

“Parece que Brasília virou uma terra sem dono e isso é muito ruim. Na Constituição está aprovada a possibilidade de intervenção em um determinado quadro, que obviamente está desenhado em Brasília. Democracia é respeito às regras do jogo. E todas as regras do jogo foram quebradas pelos órgãos responsáveis pela gestão do interesse público em Brasília”, disse Zanette.

Para ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não precisa se sentir constrangido caso o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue necessária a intervenção no governo do DF.

“Eu aproveito esse espaço para dizer ao presidente que ele não precisa ter nenhum constrangimento se o Supremo decidir pela intervenção de imediato. Ele deve procedê-la, porque isso vai restituir a dignidade à população do Distrito Federal”.

Hermes Zanette fez um alerta à população para que tenha cuidado sobre quem elege, levando em conta não só as propostas de campanha, mas também toda a história política do candidato.

“Este ano, vamos ter eleições e eu queria aproveitar e chamar o povo para uma reflexão. Vamos ter um cuidado profundo sobre quem elegemos para os postos que nos representam e que nos administram. Nós temos que ter esse cuidado, o povo precisa refletir profundamente, ver a história, levar em conta não só as propostas, mas a história de vida daqueles que pretendem conduzir ao governo”, concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos