Dilma não é candidata "tampão", defende Lula

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer neste sábado (20) que não pretende voltar a se candidatar à presidência em 2014. “Algumas pessoas dizem que a Dilma vai preparar a volta do Lula. A Dilma não é candidata do Lula, candidata tampão por que vai preparar a volta do Lula. Rei morto, rei posto. Um político nunca indicaria uma pessoa para ganhar se ele quisesse voltar, ele preferiria que ganhasse um adversário. Eu quero eleger a Dilma para ter um primeiro mandato extraordinário e ganhe autoridade política para ter um segundo mandato”, explicou.


Lula alega que a “imprensa tentou dizer que ela era candidata do vazio”. “Já que não tem tu, vai tu mesmo”, afirmou.

O presidente voltou a dizer que a ministra não irá governar sozinha: “A Dilma é candidata de uma coalizão, de muitos partidos políticos, muito poderosa”, destacando que trabalhará ao lado do PMDB e ainda outros partidos aliados que já compõem a sua base.

Lula pediu ainda o voto feminino e defendeu os direitos iguais entre os gêneros. ”Mulherada, essa é uma oportunidade ímpar de vocês arregaçarem as mangas e irem à luta (...) Não existe limite para a mulher brasileira em política e na vida privada”, disse.

O presidente destacou na biografia de Dilma a atuação no Rio Grande do Sul, como ministra de Minas e Energia, e, mais recente, como ministra da Casa Civil, para demonstrar que ela estava gabaritada para ocupar o cargo.

O anúncio da candidatura de Dilma à Presidência da República foi aclamado por uma plateia lotada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no último dia do 4º Congresso do PT.

 

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos