STF julga habeas corpus do governador Arruda nesta quinta-feira

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O ministro Marco Aurélio Mello, relator do habeas corpus impetrado no STF (Supremo Tribunal Federal) pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, decidiu encaminhar ao plenário da Corte o julgamento de mérito do processo. A análise da ação foi marcada para a próxima quinta-feira (25).

O relator negou anteriormente pedido de liminar no HC de Arruda e manteve a prisão determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O governador, preso desde o dia 11 na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, é investigado em inquérito que tramita naquela Corte, sobre suposto esquema de corrupção no governo do DF.

Arruda é acusado de ter participado da tentativa de suborno do jornalista Edson dos Santos, o Sombra, uma das testemunhas do esquema de arrecadação e pagamento de propina.

Na sexta-feira (19), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e a subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentaram ao STJ uma nova denúncia contra Arruda, por falsidade ideológica.

Na denúncia, Arruda é acusado de inserir informações falsas em quatro documentos entregues à Justiça declarando o recebimento de dinheiro de Durval Barbosa, delator do suposto esquema de corrupção no DF.

O advogado Arruda, Nélio Machado, afirmou nesta semana esperar que os ministros do STF "sejam sensíveis" e concedam liberdade ao governador afastado.

"Eu estou confiante. Agora, nos esperamos que os ministros sejam sensíveis e percebam que até agora o governador não foi ouvido sobre essa questão, que a prova que o STJ e o Ministério Público apresenta foi contaminada por uma pessoa destituída de credibilidade e que esse flagrante de suborno foi obscuro e que não há prova concreta contra o governador", disse, na ocasião.

*Com informações da Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos