Ciro negocia com PT e aliados definição para candidatura dele em outubro

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

  • Danilo Verpa/Folha Imagem

    Ciro Gomes negocia com PT e aliados definição para candidatura em outubro

    Ciro Gomes negocia com PT e aliados definição para candidatura em outubro

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) está reunido na manhã desta quarta-feira (24) com dirigentes de três partidos (PT, PCdoB e PDT) do Estado de São Paulo. O encontro ocorre no diretório nacional do PSB em Brasília. Não apareceram representantes do PTC, PRB, PSC e PTN, também esperados para o encontro.

A pauta da reunião, a portas fechadas, é tentar demover Ciro da idéia de concorrer à Presidência da República nas eleições em outubro deste ano. Treze parlamentares, entre deputados estaduais, federais e um prefeito, participaram da reunião, que foi adida em uma semana a pedido do Ciro.

O cenário petista para indicar nomes ao governado de São Paulo ainda não está definido, diferentemente da pré-candidatura única à Presidência, com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

No meio petista, os nomes cogitados para o governo de São Paulo são do senador Eduardo Suplicy, a ex-prefeita Marta Suplicy, o senador Aloizio Mercadante, o ex-ministro da Fazenda e deputado federal, Antônio Palocci, além do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Já no PSB, o recém-filiado Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), poderia ser uma opção do partido para tentar ocupar a vaga atualmente ocupada pelo tucano José Serra, pré-candidato do PSDB ao Planalto.

Durante o Congresso do PT, na semana passada, o ministro da Educação, Fernando Haddad se esquivou ao tratar da citação do nome dele à eleição: “Vamos pelo partido na base de apoio à Ciro (Gomes)”, adiantou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos