Vereadores de SP aprovam a criação da "CPI das Enchentes"

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou na noite desta quarta-feira (24) a criação de duas CPIs, uma para investigar as ações e a eficiência da Coordenadoria da Vigilância Sanitária (Covisa) e outra para investigar os contratos e os convênios de execução e fiscalização da Prefeitura para os serviços de limpeza e conservação de piscinões, galerias, bueiros, bocas de lobo, caixas e poços de inspeção.

Conhecida como “CPI das Enchentes”, a comissão também quer apurar o impacto no sistema de drenagem do solo provocado pelas vias do município, como a Nova Marginal.

A CPI da Covisa foi requerida pelo vereador Aurélio Miguel (PR) e a CPI das Enchentes pelos vereadores Francisco Chagas (PT) e Adilson Amadeu (PTB).

Os partidos devem indicar os nove integrantes das comissões no prazo de uma semana. Elas funcionarão no prazo de 120 dias, prorrogáveis.

Reportagem publicada pelo UOL Notícias em 9 de fevereiro revelou que falta comando quando o assunto é a limpeza dos piscinões de São Paulo. Na ocasião, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) classificou como "ridícula" e "vergonhosa" a situação de alguns dos reservatórios visitados por ele e dias depois cancelou os contratos de manutenção. No entanto, especialistas ouvidos pela reportagem mostram que a falha está na fiscalização dos trabalhos terceirizados na cidade e que é uma anomalia administrativa São Paulo depender do prefeito, autoridade máxima do município, para que uma distorção desse tipo seja corrigida, quando há inúmeros servidores inferiores na hierarquia que poderiam ter cobrado as empresas bem antes. Confira a reportagem.

A assessoria de imprensa informou na época que "desde 2005, a gestão já retirou dos piscinões mais de um milhão de metros cúbicos de detritos, ou cerca de 1,6 milhão de toneladas. Em 2009, foram investidos R$ 105,8 milhões na manutenção, limpeza e conservação do sistema de drenagem. Desde 2005, esse investimento já soma R$ 428,55 milhões."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos