Advogado negocia se cuidará também do processo político contra Arruda

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

O advogado criminalista Nélio Machado deve negociar no início da noite desta segunda-feira (1º) com seu cliente, o governador afastado e preso José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), se será responsável também pelo processo político contra Arruda. Este segmento da defesa ficava a cargo dos advogados Eduardo Alckmin, Eduardo Ferrão, José Gerardo Grossi, e Nabor Bulhões, que deixaram o caso na última sexta-feira (26). Machado era responsável pela defesa criminal do cliente.

Segundo Machado, a saída de parte dos advogados não irá representar modicação alguma na estratégia da defesa. “Não muda nada. Não houve ruptura de conduta”, afirma.

O criminalista voltou a ressaltar que a renúncia está "fora de cogitação" e que a delação premiada também não será uma alternativa adotada por ele, como ocorreu com o principal delator do caso de propina no governo do DF, o ex-Secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa. “Jamais foi conversado entre mim e Arruda [sobre recorrer à delação premiada]. O que se diz é pura especulação. Estou preocupado com o julgamento desta quinta”, completa.

Nesta próxima quinta-feira (4), o Supremo Tribunal Federal coloca em pauta a votação em plenário do pedido de habeas corpus de Arruda, que está preso desde o dia 11 de fevereiro, preventivamente, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Ele é acusado de tentar subornar uma testemunha – o jornalista Edson “Sombra”.

O relator do caso no STF, ministro Marco Aurélio Mello, adiou o julgamento, marcado na semana para receber novos argumentos apresentados pela defesa, além do novo parecer da Procuradoria Geral da República (PGR).

Ainda de acordo com Machado, Arruda demonstra abatimento e tem apresentado oscilações de pressão, mas tem recebido acompanhamento médico constante. E garantiu: "Mesmo que tenha liberdade, Arruda ficará afastado do cargo de governador enquanto durarem as investigações".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos