Com crise, governo do DF registra mais duas baixas nesta segunda-feira

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

Crise no DF provocou baixa em quase 80% das secretarias do governo

Em apenas um dia, o Distrito Federal registrou mudanças em duas secretarias do governo. Nesta segunda-feira (1º), o diretor-geral adjunto da Polícia Civil, João Monteiro Neto, assumiu o lugar de Valmir Lemos na Segurança Pública. Lemos deve entregar o cargo até sexta-feira (5). Na Secretaria de Esporte, Aguinaldo de Jesus (PRB) deixou a pasta e será substituído por seu secretário-adjunto, Hébert Félix.

Aguinaldo de Jesus retoma suas atividades como deputado distrital na Câmara Legislativa no lugar de seu suplente Bispo Renato, integrante de quatro comissões, incluindo a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Ética. Jesus também deve ficar com a relatoria do caso de abertura de cassação contra a deputada distrital, Eurides Brito (PMDB).

Até o fim da semana, o Secretário de Transportes, Alberto Fraga (DEM), também saíra do posto e voltará a atuar como deputado federal na Câmara dos Deputados. Pressionado por sua legenda, Fraga foi obrigado a deixar o cargo no Executivo, seguindo a orientação do partido para todos os filiados. “Eu pedi e me concederam ainda mais uma semana para terminar meus trabalhos na secretaria. Volto com meus trabalhos, sem nenhum problema, sem transtorno. Vamos mostrar que o partido não tem culpa de nada”, explica o parlamentar.

Na semana passada, na reunião da Executiva Nacional do DEM, a regional do DF decidiu se “autodissolver” e desde então cabe ao senador Marco Maciel (PE) reorganizar o novo diretório. Deverá ser montada uma comissão com integrantes sem envolvimento político com o caso de distribuição de propina no DF, que ficou conhecido como o mensalão do DEM.

Além de integrantes do Democratas, deixaram a base aliada do governador afastado e preso José Roberto Arruda (sem partido) as seguintes legendas: PDT, PPS, PSB, PSDB e PV.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos