Deputada petista será relatora de processo contra Eurides Brito por quebra de decoro

Carolina Pimentel

Da Agência Brasil

A presidente em exercício da Comissão de Ética da Câmara Distrital, Érika Kokay (PT), foi escolhida para relatar o processo contra a deputada Eurides Brito (PMDB) por quebra de decoro parlamentar. Eurides é suspeita de ser beneficiária de um suposto esquema de corrupção no Distrito Federal e foi flagrada em um vídeo guardando maços de dinheiro em uma bolsa.

A deputada petista foi escolhida para o cargo por sorteio na reunião extraordinária da comissão, realizada hoje (3). Eurides Brito tem até o dia 1º de abril para apresentar sua defesa à comissão. Em seguida, a relatora tem cinco sessões ordinárias para apresentar o parecer. Caso a comissão vote pela cassação de Eurides, o processo irá para a Comissão de Constituição e Justiça e, depois, para o Plenário da Casa. Para ser cassado o mandato da deputada, o processo precisa ser aprovado por 13 dos 24 deputados distritais.

Eurides Brito alega que, no vídeo, estaria recebendo dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa, a mando do ex-governador Joaquim Roriz, adversário político do governador licenciado José Roberto Arruda (sem partido).

Érika Kokay informou que pretende convocar Durval e Roriz para depor na comissão.

A Comissão de Ética abriu processos também contra os ex-deputados Leonardo Prudente (sem partido), que aparece em filmagem colocando dinheiro nas meias e no terno, e Junior Brunelli (PSC), que foi flagrado orando em agradecimento à suposta propina. Os dois renunciaram ao mandato e, por isso, escaparam da cassação e da perda de direitos políticos.

Eurides Brito foi notificada ontem (3) do processo e agora não pode renunciar para fugir de uma possível cassação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos