Eliseu Padilha é eleito o novo presidente da CCJ da Câmara

Da Agência Câmara

O deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) foi eleito hoje para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), a comissão por onde tramitam todos as proposições em análise na Câmara.

Ele foi eleito com 33 votos contra 26 recebidos pelo seu adversário, deputados Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). Foi a única comissão em que houve disputa para a presidência. Padilha disputou como candidato avulso, já que a liderança do PMDB havia indicado Mendes Ribeiro Filho para o cargo.

O parlamentar está em seu terceiro mandato como deputado federal. Já foi ministro dos Transportes, secretário dos Negócios do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul e prefeito de Tramandaí (RS). Padilha é advogado e empresário.

Para a terceira vice-presidência foi eleito o deputado Efraim Filho (DEM–PB). Não houve votação para a 1ª e a 2ª vice-presidências.

Segurança Pública
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado elegeu o deputado Laerte Bessa (PSC-DF) para presidente. Ele substitui a deputada Marina Maggessi(PPS-RJ) no cargo. Bessa afirmou que vai priorizar 15 projetos de lei que já estão prontos para serem votados na Comissão e que alteram alguns artigos do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) e da Lei de Execução Penal (7.210/84).

O objetivo, segundo ele, é “evitar que presos reincidentes, que são os responsáveis pelos crimes mais violentos, sejam colocados em liberdade com base na legislação existente”. Laerte Bessa é bacharel em Direito e delegado de Polícia Civil do Distrito Federal. Está no primeiro mandato como deputado federal.

Bessa já atuou como 3º vice-presidente na própria Comissão de Segurança Pública; e na Comissão de Defesa do Consumidor. Também foi titular nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

A Comissão de Segurança Pública escolheu o deputado Eduardo Amorim (PSC-SE) para 1º vice-presidente; e o deputado Enio Bacci (PDT-RS) para 2º vice-presidente. O 3º vice-presidente ainda não foi definido.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos