Presidente da OAB pede direito de conversa reservada entre Arruda e advogados

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, afirmou nesta quinta-feira (11) que encaminhará ainda hoje um ofício ao STF (Supremo Tribunal Federal), ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao Ministério da Justiça para garantir o direito de conversa particular entre o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), e seus advogados.

“Estou oficiando para o Supremo e o STJ para que se garanta o direito do advogado falar com seu cliente. O direito está na lei e é extensivo a todos os presos. Desde o preso que está na Papuda, todo mundo tem o direito de falar em reservado com seu cliente”, disse Cavalcante, que teve um breve encontro com os advogados Cristiano Maronna, Nélio Machado e Thiago Bousa, responsáveis pela defesa de Arruda. O ex-democrata está preso desde o dia 11 de fevereiro sob acusação de tentar subornar uma testemunha do inquérito que investiga o caso de distribuição de propina entre servidores e prestadores de serviço no DF.

Os três advogados saíram da Superintendência da Polícia Federal nesta quinta com a promessa de acionar o delegado Marcos Ferreira por abuso de poder. Eles tentaram conversar em particular com Arruda e foram impedidos por policias do local.

“Explicamos que existe prazo correndo e que precisamos conversar com ele [Arruda], em reservado, para elaborar a defesa. Embora tenhamos aceitado as visitas supervisionadas, a partir de agora é indispensável tê-las reservadas sob pena de ser impossível concretizar o direito de ampla defesa”, explica Maronna.

As instituições jurídicas não têm prazo para responder ao pedido da defesa que teve apoio da OAB. “Esperamos que se consiga retorno o mais breve possível, antes que seja necessário alguma medida judicial necessária como um habeas corpus, por exemplo”, argumentou o presidente da OAB.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos