Advogados já tiveram conversa reservada com Arruda, afirma Polícia Federal

Pedro Peduzzi
Da Agência Brasil

Em Brasília

Delator do mensalão do DEM faz acordo com a Justiça que pode atingir governo Roriz

O ex-secretário Durval Barbosa poderá ampliar o leque de denúncias de corrupção contra o governo local, iniciadas com a revelação de vídeos da suposta arrecadação e pagamento de propina no Distrito Federal. O esquema foi desarticulado pela Polícia Federal (PF) na Operação Caixa de Pandora, no fim do ano passado. As novas acusações podem extrapolar o governo de José Roberto Arruda (sem partido) e alcançar o antecessor, Joaquim Roriz (PSC).

O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, tem conversado reservadamente com seus advogados, ao contrário do que disse o advogado de defesa Nélio Machado. De acordo com a Polícia Federal (PF), esses encontros têm ocorrido sem a presença de policiais.

Ontem (11), Machado denunciou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que o delegado Marcos Ferreira estaria dificultando esses encontros. Mas, segundo a PF, não há policiais interferindo ou escutando as conversas.

Quanto ao fato de o delegado manter a porta da cela aberta durante os encontros – também motivo da reclamação de Machado – , a PF argumenta que é apenas um procedimento de segurança adotado para seguir as instruções da Justiça, de evitar qualquer possibilidade de comunicação externa pelo governador.

O advogado e ex-vice-presidente da OAB em Brasília Ibaneis Rocha explica à Agência Brasil que, de acordo com a lei, o tipo de ambiente solicitado por Nélio Machado “é como um confessionário: um ambiente que garanta que cliente e advogado possam conversar sem serem escutados, independentemente de haver portas abertas. Eles precisam ter privacidade para que o cliente possa contar tudo e a defesa possa montar sua estratégia”, completa.

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, garantiu ontem que Nélio Machado terá direito a ter conversas reservadas com seu cliente. 

Veja a seguir o que pode acontecer com Arruda e com o Distrito Federal: 

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos