Após comentário, Lula diz que não sabia de inauguração de maquete por Serra

Maurício Savarese
Do UOL Notícias

Em São Paulo

Lula nega que tenha provocado Serra

Depois de afirmar que “tem gente inaugurando até maquete”, em uma referência associada às imagens do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), diante do projeto daquilo que será uma ponte entre Santos e Guarujá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (12) que ao fazer o comentário desconhecia o evento promovido pelo tucano, provável candidato ao Palácio do Planalto.

“Fiz uma brincadeira esses dias, aconteceu um fato que não sabia. Disse que nesta época do ano tinha gente inaugurando até maquete. Mas eu não sabia que o governador de São Paulo tinha inaugurado uma maquete. Ficou como se eu soubesse. Eu falei porque isso faz parte da cultura política deste país”, disse Lula durante evento para marcar a primeira etapa da ampliação e modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR), na região metropolitana de Curitiba.

Na terça-feira, Serra foi a Santos para mostrar a maquete e falar sobre o projeto que, se iniciado, estará pronto apenas depois de ele deixar o governo de São Paulo. O Palácio dos Bandeirantes estima que gastará cerca de R$ 700 milhões para erguer uma ponte estaiada ligando as duas cidades. O prazo de desencompatibilização do tucano vence no início de abril e ele tem participado de inaugurações e visitas a obras em todo o Estado.

No dia seguinte à visita do governador a Santos, Lula fez o comentário aparentemente endereçado ao tucano em Cubatão (SP), na inauguração de uma termelétrica.

Lula repetiu as críticas a decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) de paralisar obras tocadas por seu governo, entre elas a da Repar, de propriedade da Petrobras. Ele estava acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sua candidata à Presidência, do governador do Paraná, Roberto Requião, e do presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli.

“Se tem que fazer investigação, que faça. Se tem que apurar, que apure. Mas não vamos fazer com que o trabalhador brasileiro que está levando pão para casa fique desempregado porque alguém suspeita de alguma coisa. Um presidente da República não pode se submeter a esse tipo de coisa se o resultado final é prejudicar alguém que não tem nada a ver com isso”, afirmou Lula.

Após vaia, Requião diz que está “acertado” com Dilma
O governador do Paraná, que foi pré-candidato à Presidência pelo PMDB, reclamou das vaias que recebeu no início de sua fala em Araucária e, para “não retroagir do governo do presidente Lula”, usou o comentário de um amigo interiorano para sinalizar que estará ao lado de Dilma durante as eleições deste ano.

Requião se diz acertado com Lula e Dilma e reclama de vaia em refinaria

“O povo brasileiro não vai ceder a jogadas políticas e agressões absurdas porque a unidade da esquerda da nação não pode ser quebrada por comportamentos inadequados em reunião alguma”, disse Requião. “Nóis está tudo acertado. Nóis se finge de leitão para poder mamar deitado.”

Requião deve se candidatar ao Senado. O PMDB tem como pré-candidato ao governo o vice Orlando Pessuti. A base aliada de Lula trabalha por um palanque único no Estado, que poderia ser liderado por Osmar Dias (PDT), mais bem posicionado nas pesquisas. O PSDB se divide entre duas candidaturas: a do líder no Senado, Álvario Dias, irmão de Osmar, e a do prefeito de Curitiba, Beto Richa.

Sobre as vaias, o Requião afirmou: “Confesso a vocês que não consegui entender, uma vez que sou um militante da esquerda brasileira, a ridícula vaia com que alguns palhaços tentaram me agredir no começo da minha intervenção. A última coisa que eu esperaria na minha vida é esse tipo de comportamento em uma empresa nacional como a Petrobras. Não fico enfurecido. Fico triste e decepcionado”.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos