Procuradoria-Geral da República não pedirá transferência de Arruda para Papuda até manifestação do TSE

Lísia Gusmão
Da Agência Brasil

Em Brasília

A Procuradoria Geral da República vai aguardar eventual recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a cassação do mandato do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), antes de pedir sua transferência para o Complexo Penitenciário da Papuda.

Arruda está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde 11 de fevereiro por tentar subornar uma testemunha do esquema de corrupção desarticulado durante a Operação Caixa de Pandora. Como perdeu o cargo de governador ao ter o mandato cassado por infidelidade partidária pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Arruda corre o risco de ser transferido para a Papuda.

“Vamos aguardar o recurso que deve ser protocolado no TSE. Não há pressa”, disse o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reiterando que a Superintendência da PF oferece condições “adequadas e dignas” ao governador preso.

Segundo ele, há um entendimento de que, uma vez comunicada a Câmara Legislativa, a cassação do mandato será efetivada. Ainda assim, o Ministério Público vai aguardar eventual manifestação do TSE.

Gurgel acrescentou que deverá defender a manutenção da prisão preventiva no parecer sobre o pedido de revogação protocolado pela defesa de Arruda no Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com ele, o Ministério Público quer acelerar as investigações, mas ainda há provas a serem colhidas sobre o esquema de arrecadação e distribuição de propina no DF.

“A Procuradoria-Geral da República está correndo ao máximo para concluir as investigações para que seja a primeira a requerer a soltura do governador. Mas, por enquanto, há provas a serem colhidas”, afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos