Arruda decide não recorrer contra cassação no TSE

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

Atualizada às 17h53

A defesa do governador preso e cassado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) entregou na tarde desta segunda-feira (22) uma petição no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do DF, dizendo que não iria recorrer à decisão da corte de cassar o mandato dele por infidelidade partidária.

Anexado ao documento, um dos advogados de Arruda enviou uma carta escrita de próprio punho justificando o motivo pelo qual não irá recorrer nem no TSE, Corte superior para tentar reverter a situação dele.

“Concluí que posso ajudar mais Brasília, no seu aniversário de 50 anos, com a minha ausência do que com a minha presença. Dividem-se os conflitos e as paixões. Por isso decidi solicitar a vocês, meus advogados, que não recorram ao TSE, apesar do bom direito que me assiste. Recorrer seria prolongar o drama”, justifica Arruda na carta.

O prazo para recorrer da decisão encerraria hoje. Mais cedo, a advogada Luciana Lóssio esteve na Superintência da Polícia Federal e não quis conversar com os jornalistas.  

 

Na última terça-feira, o TRE-DF cassou por 4 votos a 3 o mandato de Arruda por infidelidade partidária, seguindo o voto do relator Mário Machado, sob a justificativa de que Arruda deixou o DEM sem respaldo legal, apesar de ter sido ameaçado de expulsão.

 

"Acatando a decisão do TRE, responderei os processos como cidadão comum, longe das paixões e dos interesses políticos. Saio da vida pública. Espero, apenas, que meus sucessores não deixem que as obras sejam interrompidas, todos já com recursos assegurados e na sua fase final", destaca Arruda no documento.

 

Sem o foro privilegiado, com a perda de mandato, Arruda pode ser transferido da sala que ocupa na PF para o Complexo Penitenciário da Papuda. Para isso acontecer, é necessário um parecer da Procuradoria Geral da República e o consentimento do Superior Tribunal de Justiça. Na Papuda, Arruda poderia ser levado para uma cela individual na ala federal, separada de onde ficam os demais presos.   

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos