Em visita ao Brasil, primeiro-ministro da Suécia defende caça da Saab

Da Agência Brasil
Em Brasília

O primeiro-ministro da Suécia, Sten Tolgfors, em visita oficial ao Brasil, voltou a defender o modelo do avião de caça Gripen NG da sueca Saab, como melhor opção para o Brasil.

Após reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, Tolgfors disse acreditar que o processo de escolha do modelo de caça, que deverá ser comprado pela Força Aérea Brasileira (FAB), ainda está em aberto.

Na semana passada, Jobim recebeu da FAB um relatório sobre os três modelos de bombardeiros (além do avião sueco, concorrem o Super Hornet da norte-americana Boeing e o Rafale da francessa Dassault) que disputam a compra dos 36 unidades pelo Brasil, onde consta que são tecnicamente compatíveis.

Tolgfors ressaltou que a Suécia busca uma parceria com o Brasil. “Não estamos procurando um cliente no Brasil e sim parceiros no desenvolvimento da nova geração, disse. O primeiro-ministro deu ainda exemplos de países que têm parceiras bem sucedidas com a Suécia, como a Austrália, a Tailândia e a República Tcheca.

Em relação à tendência brasileira para escolher o modelo francês, Talgfors disse que não se trata de uma questão política e sim de qual avião é melhor e de quem oferece o menor preço. “Estamos oferecendo uma proposta realmente competitiva não só porque temos o menor preço de compra, mas também porque oferecemos baixo custo de operação do sistema dos aviões”.

O motor do Gripen NG usa tecnologia dos Estados Unidos, que tem restrições a transferência de tecnologia. Porém, o primeiro-ministro disse que a integração de sistemas, como ocorre com o motor da aeronave sueca, pode ser visto como uma vantagem. “Se você tiver conhecimento de integração de sistemas, você tem opções e pode escolher o que pode ser fornecido de melhor pelos sistemas”.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos