Serra nomeia Grella, candidato reeleito, procurador-geral de Justiça em SP

Rosanne D'Agostino

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), nomeou nesta segunda-feira (22) como procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, reeleito no último sábado para comandar o Ministério Público de São Paulo por mais dois anos.

A prerrogativa para escolher um dos nomes de uma lista tríplice, resultado de uma votação de membros do MP no Estado, é do governador, que tinha 15 dias para tomar sua decisão.

Grella, que tem poder para processar o governador, irá comandar um Ministério Público com orçamento de R$ 1,29 bilhão, 1.544 promotores e 296 procuradores.

O atual procurador teve votação recorde, com 1.147 votos. Concorreram com ele João Francisco Moreira Viegas e Márcio Sérgio Christino, que tiveram, respectivamente, 408 e 397 votos. Considerando os votos válidos --cada eleitor vota três vezes--, Grella obteve 58,7% (excluídos os brancos e os nulos).

Grella foi eleito chefe do Ministério Público de São Paulo em 2008, com uma vantagem de 262 votos sobre o segundo candidato. Sua vitória marcou o fim de 12 anos em que a instituição foi presidida por Luiz Antonio Marrey, hoje secretário de Justiça de São Paulo, ou por alguém indicado por ele. O último havia sido Rodrigo Pinho.

* Com informações da Folha de S.Paulo

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos