Câmara do DF realiza eleição indireta ao governo para evitar intervenção federal, diz Cabo Patrício

Camila Campanerut

Do UOL Notícias <BR> Em Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal marcou para 17 de abril as eleições indiretas para a escolha do novo governador do Distrito Federal, após a cassação do governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) e a renúncia de Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM) . Apenas os deputados distritais votam no pleito, realizado para evitar uma intevenção federal no DF. 

“O Executivo e o Legislativo têm feito o seu papel e, com isso, tem se afastado da possibilidade de intervenção federal, porque o Judiciário está de olho neste processo e de quem será o novo governador”, firma o presidente interino da Câmara Legislativa, Cabo Patrício (PT).

A decisão foi apresentada na edição de hoje (25) do Diário Oficial da Câmara dentro de um ato da Mesa Diretora. De acordo com o documento aprovado entre os distritais, abre a partir desta quinta-feira até o dia 7 de abril o prazo para inscrição de candidatos interessados.

No sábado (17), o prazo legal final para a realização do pleito, 23 deputados irão escolher um candidato em voto aberto, a partir de 10h. Não participam da votação Júnior Brunelli (PSC), que renunciou, cujo suplente, Geraldo Naves (ex-DEM), não tomou posse, já que está preso á mais de mês no Complexo Penitenciário da Papuda.

“Nós publicamos o calendário e os requisitos para que os partidos políticos possam inscrever seus candidatos a vice e a governador. Pretendemos realizar o processo com transparência para que as pessoas possam ter conhecimento do processo”, afirma Patrício.

A bancada petista já anunciou que não apoia que nenhum deputado que esteja no cargo se candidate para cumprir o “mandato tampão” de cerca de oito meses até o próximo sucessor que ser eleito pela população em outubro deste ano. 

O processo de impeachment contra o ex-governador cassado José Roberto Arruda será arquivado devido à recusa dele de recorrer à decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que cassou seu mandato por infidelidade partidária. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos