Em última reunião com secretários, Aécio rebate críticas e elogia Serra

Rayder Bragon
Especial para o UOL Notícias
Em Belo Horizonte

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), participou nesta quinta-feira (25) da última reunião com o secretariado na condição de chefe do Executivo mineiro. Aécio rebateu as críticas da oposição sobre a sua gestão não ter avançado em questões sociais e elogiou o pré-candidato tucano ao Planalto, José Serra, com quem disputava até dezembro do ano passado a indicação do partido para se lançar ao Planalto.

“É (esse) o debate que nós queremos. E o primeiro testemunho que vou buscar é o do ministério comandado pelo ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), que considera a nossa ação de assistência social a mais exitosa e a mais abrangente do país”, disse o governador ao ser informado que esse seria um dos motes utilizados pela oposição na campanha eleitoral desse ano no Estado.

 Pré-candidato ao Senado, Aécio vai renunciar no próximo dia 31 e passará o governo de Minas ao vice Antônio Anastasia (PSDB). Aécio quer fazer Anastasia seu sucessor. 

O tucano ainda alfinetou Patrus Ananias, que é um dos possíveis nomes do PT para concorrer ao governo de Minas Gerais. O outro pré-candidato petista é o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel.

“Não é uma avaliação minha, é uma avaliação do ministério de Patrus, que, curiosamente, depois dessa avaliação que coloca Minas em primeiro lugar, nós não tivemos mais notícia de nenhuma outra avaliação”, disse o governador.

Ele também falou sobre o encontro que teve ontem com o colega de partido e governador de São Paulo, José Serra, virtual candidato do PSDB  ao Planalto. Segundo Aécio, os dois conversaram sobre o “discurso” que o partido deverá adotar na eleição que se avizinha. Para ele, no entanto, o embate entre os candidatos à sucessão de Lula se dará apenas no momento em que entrar em cena a biografia dos postulantes e a percepção expressada por cada um deles em relação aos problemas do país.

Aécio concluiu dizendo que o partido tem "reais chances de vencer essas eleições" e disse enxergar em Serra "toda a qualidade e toda a história política para vencer e ser um grande presidente da República".

Balanço positivo

Ao avaliar o seu governo, durante reunião no auditório Juscelino Kubitscheck, na recém-inaugurada cidade administrativa, Aécio destacou como as principais realizações do seu governo a diminuição da mortalidade e desnutrição infantis, além da queda da criminalidade. Citou ainda a melhoria da educação e o acesso asfáltico aos municípios mineiros.

“Tudo isso se deveu a planejamento. Tudo isso é fruto de uma transformação cultural que foi empreendida em Minas Gerais. Nós governamos por metas”, citou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos