Comissão da Câmara discute mudanças nas regras dos cartões de crédito

Da Agência Brasil <br> Em Brasília

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (31) para discutir as propostas em estudo pelo Banco Central (BC) para regulamentar as operações com cartão de crédito. O debate foi proposto pelo deputado Dr. Ubiali (PSB-SP).

O deputado afirma que o grupo de trabalho técnico do BC, que estuda as propostas, foi encarregado de modernizar a legislação para assegurar transparência e competição no setor. Ubiali explica que, em consulta pública feita pelo BC, uma das principais sugestões foi a implantação de aparelhos únicos para cobrança e impressão das faturas.

Outra sugestão é a redução das taxas de juros cobradas pela operadoras. "São medidas positivas, mas que precisam ser melhor esclarecidas", diz o deputado. Ele ainda cita o impacto das taxas cobradas de lojistas no preço final das mercadorias como outro ponto que precisa ser avaliado.

Foram convidados para o debate o vice-presidente do setor de Cartões de Crédito do Banco Itaú-Unibanco, Márcio de Andrade Schettini, o presidente do Banco Citicard-Credicard, Leonel Andrade, e o presidente da Companhia Brasileira de Meios de Pagamento (Visanet), Romulo Dias. A audiência ocorre no plenário 5 da Câmara.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos