Escândalo na Assembleia do PR derruba três diretores em 15 dias

Dary Jr.

Especial para o UOL Notícias<BR>Em Curitiba

O diretor de pessoal de Assembleia Legislativa do Paraná, Cláudio Marques da Silva, pediu afastamento do cargo na tarde desta quarta-feira (31), depois de ser acusado de envolvimento em um suposto esquema de contratação de funcionários fantasmas. Silva é terceiro diretor da Casa a se afastar da função desde que o escândalo veio a público, em denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPC TV (emissora afiliada da Rede Globo), há 15 dias.

Ontem (30), o Ministério Público do Paraná acusou Silva de não ter colaborado com as investigações sobre possíveis irregularidades na Assembleia – chamado para depor na última sexta-feira (26), ele se calou diante dos promotores – e recomendou seu afastamento.

O presidente da assembleia, deputado estadual Nelson Justus (DEM), não comentou a recomendação do MP, mas aceitou o pedido de afastamento do diretor de pessoal.

Em entrevista ao telejornal Paraná TV, da RPC, na terça-feira (30), Silva disse que preferia se manter em silêncio para o caso não virar uma “Torre de Babel” e que achava melhor que o próprio presidente da Assembleia conduzisse os trabalhos para esclarecer os fatos.

Antes dele, no último dia 22, José Ary Nassiff pediu exoneração do cargo de diretor-administrativo. Nassiff era sócio de Abib Miguel, o Bibinho, diretor-geral da Casa até 18 de março, quando entregou o cargo.

Bibinho é apontado como o administrador de um suposto esquema de contratação de funcionários fantasmas. Pelo menos 20 servidores vinculados a ele teriam recebido – sem trabalhar na Casa – mais de R$ 11 milhões entre 2004 e 2009. A Assembleia abriu sindicância para apurar o caso; o Ministério Público, um inquérito; a Polícia Federal, por sua vez, investiga possíveis crimes tributários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos