Obras do PAC são prioritárias e devem ser acompanhadas de perto, diz Lula a novos ministros

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (5) que a principal recomendação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva aos dez novos ministros, que tomaram posse na última quinta-feira, é que eles dêem prioridade para as atuais ações do governo.

“O presidente não quer haja descontinuidade nas políticas. Não é para ninguém inventar nada de novo neste governo”, disse Padilha.

De acordo com o ministro, a continuidade das políticas se refere essencialmente à conclusão de algumas das centenas de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Padilha anunciou que nos primeiros dois meses deste ano, o índice de execução do PAC foi 136% maior que janeiro e fevereiro de 2009.

“As obras do PAC são prioritárias e têm de ser acompanhadas de perto com equipes próprias”, detalhou Padilha.  Equipes diferentes acompanharão as obras do PAC 1 e do PAC 2, para, na visão do presidente, "garantir agilidade".

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que falou na reunião sobre a conjuntura econômica do país, apresentou aos demais ministros que se espera que o Brasil mantenha crescimento em ritmo acelerado.

Com relação à participação dos ministros em inaugurações e em forma de cabos eleitorais, Padilha disse que todos os integrantes do governo federal já passaram por isso antes e deverão cumprir o que determina a lei eleitoral.

O próprio presidente, segundo Padilha, confirmou que participará das campanhas - não só da ex-ministra Dilma Rousseff como dos aliados - “nos horários livres, fins de semana e à noite”, sem que isso atrapalhe atividades dele nos últimos nove meses de seu segundo mandato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos