Piñera diz a Sarney que ações conjuntas apresentarão resultados este ano

Marcos Chagas

Da Agência Brasil

Brasil e Chile começam a implementar uma série de ações de cooperação em áreas estratégicas como pesquisa de energias renováveis, ciência e tecnologia, cultura e esportes. A informação foi passada hoje (9) ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), durante visita oficial de Sebastián Piñera ao parlamento brasileiro.

Neste sentido, Piñera destacou a instalação de um observatório internacional no Chile. Segundo ele, algumas das ações de cooperação previstas deverão “apresentar resultados práticos já em 2010”.

Na conversa com Sarney, o recém-empossado presidente do Chile prestou suas condolências à população do Rio de Janeiro atingida pela forte chuva dos últimos dias. Ao mesmo tempo, Sarney desejou ao colega que faça um “governo proveitoso” e também destacou a solidariedade dos brasileiros aos chilenos que, recentemente, foram vítimas de um dos maiores terremotos da história do país.

“Espero que o governo seja rápido nas ações de ajuda ao Chile”, completou o presidente do Senado. Sebastián Piñera destacou que, logo após o terremoto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou medidas de apoio e, neste processo de recuperação das áreas atingidas, o Exército Brasileiro montou o maior hospital de campanha em atividade no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos