Fora Câmara do DF, confusão entre manifestantes e policiais deixa seis feridos

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

Duas pessoas foram presas e, pelo menos, seis pessoas ficaram feridas após confronto entre policiais e manifestantes do lado de fora da Câmara Legislativa. O quebra-quebra ocorreu durante a votação indireta para governador do Distrito Federal na tarde deste sábado (17).

Cerca de 20 manifestantes do grupo “Fora Arruda” tentaram invadir a Câmara Legislativa, pulando o muro, quando começou o confronto com os policiais militares que faziam a segurança externa e os servidores da Polícia Legislativa, que estavam na parte interna.

Os jovens usavam paus, pedras e escudos semelhantes aos da polícia para tentar entrar à força na Casa Legislativa, apesar de haver um telão (sem áudio) em frente à Câmara e deles estarem no local desde antes da sessão. Houve violência das duas partes.

“Eu caí no chão e um policial veio e me bateu no pescoço e na cabeça”, disse o estudante de 19 anos, Solon Carvalho, antes de ser levado ao Hospital de Base.

“A polícia se defendeu da violência sofrida durante a tentativa de invasão”, justificou o coronel Silva Filho, que coordenou a ação da PM. Segundo o oficial, foram apreendidos com os manifestantes, além de paus, pedras, escudos, estilingues, bolas de gude, três coquetéis molotov, que foram encaminhados à delegacia de polícia.

Dois policias foram levados para o mesmo hospital. Um dele com suspeita de ter a perna quebrada e outro policial que foi atingido por uma pedra na cabeça. “Os manifestantes que estavam aqui. São sempre os mesmos, os que invadiram a Casa em dezembro do ano passado. Eles usaram novamente da violência”, afirmou o Coordenador da Polícia Legislativa Mario Machado.

Toda a confusão ocorreu na primeira parte da sessão enquanto os quatro candidatos ao governo do DF faziam seus discursos, antes do intervalo que foi procedido pela votação em si. Até o fim da sessão e da saída dos deputados não houve novas confusões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos