Reunião entre Bric e Ibas faz parte de plano estratégico para o G20, diz Lula

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (19) que as reuniões do Bric – grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China – e do Ibas – formado pela Índia, pelo Brasil e pela África do Sul – na semana passada contribuíram para traçar um plano estratégico a ser levado ao G20 (grupo que reúne países desenvolvidos e emergentes) em junho deste ano.

“Queremos discutir o FMI [Fundo Monetário Internacional], o Banco Mundial, o financiamento, o crédito, os paraísos fiscais. E, se você chega a uma reunião com um pensamento único: China, Índia, Brasil, Rússia e África do Sul, você tem meio caminho andado para convencer outros países que se colocam do nosso lado, como a França, a Argentina, o México”, disse.

No programa semanal Café com o Presidente, ele avaliou que há “uma boa possibilidade” de o Brasil conquistar grandes avanços na área internacional após os encontros entre Bric e Ibas. Em maio, Lula deve visitar a Rússia acompanhado de empresários brasileiros.

“Quanto mais parceiros você tiver, quanto mais você estiver vendendo e comprando, menos dependência você tem e mais chance de você sair bem na crise como nós saímos. É uma coisa extraordinária.”

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos