Justiça do PA julga último dos cinco envolvidos na morte de Dorothy Stang

Da Agência Brasil

Em Brasília

  • Divulgação

    Defensora dos direitos de pequenos produtores rurais da região de Altamira (PA), Dorothy Stang foi morta com sete tiros em fevereiro de 2005, em Anapu (PA)

    Defensora dos direitos de pequenos produtores rurais da região de Altamira (PA), Dorothy Stang foi morta com sete tiros em fevereiro de 2005, em Anapu (PA)

O único dos cinco acusados pelo assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang que ainda não havia sido julgado, o pecuarista Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, vai a julgamento nesta sexta-feira às 8h, no Fórum Criminal de Belém (PA). Um esquema especial de segurança foi montado no local.

Galvão foi denunciado e pronunciado em 2006 sob acusação de homicídio qualificado e responde ao processo em liberdade. Os demais envolvidos no crime foram condenados e estão presos: Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, condenado a 30 anos de prisão; Rayfran das Neves, o Fogoió, condenado a 27 anos; Clodoaldo Batista, o Eduardo, condenado a 17 anos; e Amair Feijoli, o Tato, sentenciado a 27 anos.

O resultado do julgamento é aguardado com expectativa pelas entidades ligadas aos direitos humanos, sobretudo aquelas que lidam com a questão dos conflitos no campo, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Em nota divulgada na última quarta-feira (28), a CPT afirmou que o nome da missionária se associa ao de outras pessoas que morreram e ainda morrem sem ter seus direitos respeitados.

Defensora dos direitos de pequenos produtores rurais da região de Altamira (PA), área de intenso conflito fundiário, Dorothy Stang foi morta com sete tiros em fevereiro de 2005, na cidade de Anapu (PA).

Em Belém (PA), o ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, se reuniu ontem um irmão da missionária assassinada, David Stang, e com as missionárias Rebeca Spires e Jane Dwyer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos