Aposentados ocupam Câmara dos Deputados à espera da votação de reajuste

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

Cerca de 200 aposentados ocupam na tarde desta terça-feira (4) o plenário da Câmara dos Deputados para assistir à votação da medida provisória que reajusta a aposentadoria daqueles que recebem acima de um salário mínimo. Os manifestantes participam da Marcha dos Trabalhadores, que saiu da catedral de Brasília nesta terça em direção à Casa Legislativa.

Usando bonés, camisetas e bandeiras com o valor do reajuste pedido pela categoria (7,7%), os aposentados receberam o apoio do deputado Paulinho Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força Sindical, e do senador petista Paulo Paim (RS) para evitar confusão e tumulto na entrada.

De acordo com a Polícia Legislativa, não foi registrado nenhum incidente até o momento. A segurança foi reforçada e todos os visitantes têm de guardar seus pertences na chapelaria e passar por detectores de metal.

Os aposentados aguardam a votação que vai decidir o percentual de reajuste dos vencimentos neste ano. O voto do relator da medida provisória, Cândido Vaccarezza (PT-SP), é de 7%, diferente ao que defende a base aliada do governo – 7,7%.

Mesmo diante do impasse, Vaccarezza garante que a medida será votada hoje. Originalmente, a proposta do governo falava em reajuste de 6,14%. Depois de sofrer pressão, Vaccarezza mudou seu relatório para 7%.

Segundo dados do governo, o aumento de 7% teria um impacto adicional de R$ 1,1 bilhão, enquanto o aumento de 7,7% geraria mais cerca R$ 600 milhões em despesas. O governo federal afirma que um reajuste acima de 7% é inviável.

Depois de votado na Câmara, o projeto precisa ainda passar pelo Senado para ter a sanção ou veto do presidente da República.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos